A ACBG Brasil é a maior organização da sociedade civil em câncer de cabeça e pescoço. Conheça o nosso site!

CasaSobre

Quem somos?

A ACBG Brasil foi fundada em 2015 e teve por motivação o Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Boca e Garganta – GAL , que ocorre no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) em Florianópolis. A partir de 2011, com a entrada de novos membros, o GAL ganhou um novo espírito e passou a visualizar maiores possibilidades de ação com o intuito de beneficiar os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, que na maioria dos casos sofrem mutilações graves e ficam limitados quanto ao convívio social devido às sequelas dos tratamentos realizados. O grupo foi se fortalecendo ao ponto em que alguns membros trouxeram à tona a possibilidade de se juntarem para formar uma associação de pacientes, o que culminou com a concepção da ACBG Brasil .

MISSÃO

"Dar voz a quem não tem e ser os olhos e
ouvidos de tantos outros também."

10
anos de impacto social
52
voluntários ativos
4
mudanças em políticas públicas
15
grupos de pacientes

Como atuamos?

O universo do câncer de cabeça e pescoço é pouco exposto para a sociedade, seja na escola, na mídia ou entre assuntos cotidianos. Quando a doença aparece, o desespero vem junto, visto que não nos sentimos seguros quanto aos próximos passos. Por isso, a ACBG Brasil se preocupa em contribuir para a construção do conhecimento em Câncer de Cabeça e Pescoço, bem como sua disseminação. Para isso, atuamos em 3 eixos:

WhatsApp Image 2024-06-11 at 15.56.46

Advocacy

Advocacy não é uma palavra muito conhecida e ainda por cima não tem tradução para o português, mas nós da ACBG Brasil dizemos que advocacy é um exercício de cidadania. E seu principal objetivo é defender os direitos dos pacientes pelo acesso à atenção integral à saúde em tempo certo. Somos um ator importante na construção de políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação de forma ágil, maximizando a oportunidade de cura e minimizando as sequelas físicas, psicológicas e sociais. Ocupar espaços de poder é muito importante para este eixo.
IMG_5525

Inclusão

Tem como objetivo realizar projetos que visam o acolhimento, a integração dos pacientes na sociedade e a implementação de projetos que devolvem a dignidade da pessoa humana a sobreviventes que precisam de algum tipo de reabilitação. Os protagonistas da causa são todos os pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço. O tumor de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), seios paranasais, tireoide e pele nessa região.
Screenshot_3

Informação

A ACBG Brasil se preocupa em contribuir para a construção do conhecimento em Câncer de Cabeça e Pescoço, bem como sua disseminação. Para isso, realizamos: A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, intitulada Julho Verde tem objetivo de ampliar o número de diagnósticos precoces, por meio da conscientização sobre os fatores de riscos evitáveis, sinais, sintomas, tratamento e reabilitação. Evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

“Receber o diagnóstico de câncer ainda assusta as pessoas; elas se desesperam pelo estigma que a doença ainda tem junto à sociedade. A medicina evoluiu muito e, nos diagnósticos precoces, muitos cânceres são curados. Os diagnósticos nesta região do corpo não podem continuar chegando tardiamente.”

Melissa Medeiros - Fundadora e Presidente Voluntária da ACBG Brasil.

Equipe executiva

Gabriel Marmentini
Cofundador e Diretor Executivo
Roberta Martins
Administrativo
Ana Paula Guedes
Jurídico
Miro Marmentini
Comunicação

VALORES

Sem valores claros, qualquer caminho vale...

Gestão

uma gestão responsável, transparente, especializada e inovadora potencializa a promoção de impacto social. Temos paixão pelo o que fazemos, autenticidade na execução dos projetos e criatividade para resolver os desafios.

Humanização

respeitamos a trajetória de cada pessoa que cruza o nosso caminho. Sabemos nos colocar no lugar de cada paciente, portador e familiar. Prezamos pela diversidade, pois é nela que expandimos nossa visão de mundo. Tudo o que desenvolvemos é centrado no ser humano;

Colaboração

somos um dos atores responsáveis pelas mudanças que almejamos, mas não estamos sozinhos. Entendemos a importância do trabalho em rede como a única forma de escalarmos nosso impacto, alcançando todos que precisam de nós e gerando mudanças sistêmicas;

Protagonismo

nós somos e sempre seremos os protagonistas das mudanças que demandamos. Não nos cansaremos enquanto nossas vozes não forem ouvidas. Temos o poder suficiente para tal e resiliência não nos falta. Nós somos a mudança;

Equidade

acreditamos que todos os cidadãos merecem dignidade, tendo seus direitos fundamentais respeitados. Lutaremos por justiça em prol da coletividade até o momento em que todos estejam incluídos e com qualidade de vida.